Durante muito tempo as creches, Pré-Escolas ou
Jardim de Infâncias foram consideradas locais para deixar a criança com alguém
de segurança para os pais poderem exercer seus trabalhos, ou, no máximo, um
local para brincar.
Hoje sabemos a importância e o papel pedagógico,
educativo, social desta fase da criança.
Pesquisas demonstram que quando a escola é um
ambiente altamente estimulante, onde possam ter como se explorar, imitar,
olhar, escutar, expressar-se através de sua fala e em contato com crianças da
mesma faixa etária, tendo a professora como facilitadora e orientadora, as
crianças com menos de 6 anos desenvolvem sua inteligência de forma
surpreendente.
A nós educadores cabe propiciar atividades
diversificadas e criar ambientes educativos cada vez mais ricos e desafiadores.
A brincadeira é o caminho do desenvolvimento
cognitivo na infância.
E é a partir da exploração do seu próprio corpo e
dos amigos que iniciam as construções dos conhecimentos e habilidades
principais.
Em vez de impedi-las de brincar, o ideal é
apresentar materiais que incentivem brincadeiras diversas e enriqueçam cada vez
mais o processo ensino-aprendizagem.
Professora:
Josiane
Pré I matutino